segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Histórico do Polo


Polo UAB de Jaguariaíva - Pr

 O Polo UAB de Jaguariaíva-Pr, foi criado pela Lei nº 2390/2012, de 09 de fevereiro de 2012, tendo como Mantenedor a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva-Pr.

Atendendo como Polo, desde 2008, com os Cursos do Prolicen/UEPG: Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Letras-Português e Espanhol; O Polo UAB de Jaguariaíva, teve seu reconhecimento em Diário Oficial da União em Agosto 2009, pela Intervenção do Atual Prefeito Municipal de Jaguariaíva, o Sr. Otélio Renato Baroni, que logo no início de sua administração 2009 à 2012, agilizou o processo para Regularização da Infraestrutura e funcionamento do Polo no município. 

Clique no link abaixo 'Mais informações' e conheça o Histórico completo do Polo.




Em outubro de 2012, o Polo realizou mudança para o novo endereço, nas dependências do Antigo Condomínio Matarazzo, o Polo ocupa uma área total de 1.291,44m², com 05 salas de aula, medindo 56,37m² cada, 01 laboratório de Informática com 36 computadores ligados a internet, com 117,37m², 01 Auditório/Sala de Web conferência com  158,66m²,01 sala para Biblioteca com 65, 36m²,09 banheiros, dentre estes 03 masculinos, 03 femininos e  03 funcionários , 01 Espaço Administrativo, contendo Sala Secretaria medindo 15,37m² e Coordenação Polo medindo 27,08m²,01 sala Tutoria medindo 8,28m², 01 cozinha medindo 6,92m², 01 sala medindo 90,50m² para laboratório, 01 sala depósito materiais, medindo 20,80m².

Em 2009 recebemos a oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia-UAB/UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Em 2010 recebemos a oferta dos Cursos de Qualificação Profissional em Direitos Humanos e o Curso de Qualificação nas Relações Étnico-Racial pela UFPR- Universidade Federal do Paraná.

Em 2011 aderimos aos Cursos do PNAP - Programa Nacional de Administração Pública, pela UEPG, ofertando assim Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão Pública Municipal e Especialização em Gestão em Saúde; Também em 2011, recebemos a oferta do Curso Bacharelado em Administração pública-Pnap/UEPG.

Em 2012, atendemos o Curso de Licenciatura em Pedagogia - Oferta Especial, ofertado pela UEPG/UAB, onde tivemos o número de 150 acadêmicos cursando esta complementação;

O Polo atende atualmente alunos dos municípios de Sengés, Itararé, Itapeva, Itaberá, Arapoti, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Curitiba, Wenceslau Braz, Siqueira Campos, Ibaiti, Quatiguá, Joaquim Távora , Tomazina, Castro, São José da Boa Vista, Guarapuava e Doutor Ulisses.

Toda a comunidade acadêmica, como também funcionários do Polo, tutores, professores da rede Municipal e servidores públicos municipais tem acesso ao laboratório de Informática e à Biblioteca do Polo, que conta hoje com  um riquíssimo acervo que vem sendo atualizado desde 2010 e 2012, pelo processo de construção de Bibliotecas do MEC, em 2012 ainda pela licitação do Mantenedor.


A coordenadora do polo é a Professora Daniele da Silva Pinto Micalowski, que conta com uma equipe de 03 tutoras presenciais, bolsistas da Capes, um técnico em informática, um secretário, uma auxiliar de serviços gerais, uma auxiliar de biblioteca, estes, funcionários da Prefeitura Municipal.



O que é um polo de apoio presencial? 

Os polos de apoio presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Mantidos por Municípios ou Governos de Estado, os polos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.
O polo de apoio presencial também pode ser entendido como "local de encontro" onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais.
O objetivo dos polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras.

Mantenedor

Os Municípios e Estado, de forma individual ou em consórcio, são os responsáveis por estruturar, organizar e manter os polos de apoio presencial de acordo com as orientações do Sistema UAB.
O mantenedor do polo de apoio presencial deverá proporcionar uma infraestrutura física e tecnológica adequada para o pleno desenvolvimento das atividades referentes aos cursos ofertados.
O mantenedor é responsável, ainda, pela contratação de pessoal com vistas à execução das metas e atividades propostas.

Avaliação de polos


Em paralelo às avaliações externas aos polos de apoio presencial realizadas pela Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Sistema UAB, com o objetivo de zelar pela qualidade da oferta dos cursos, bem como da infraestrutura dos polos de apoio presencial, realiza também avaliações in loco.
A avaliação de polos não tem finalidade punitiva. Visa auxiliar, orientar e dar suporte aos polos em prol da estruturação e do fortalecimento da educação a distância.
A equipe de avaliadores in loco dos polos do Sistema UAB é composta por professores qualificados que têm a incumbência de levantar possíveis necessidades de melhorias, tanto na parte de infraestrutura quanto na parte pedagógica dos cursos oferecidos nos polos. As conclusões dos avaliadores são encaminhadas á Diretoria de Educação a Distância da CAPES, na forma de relatório, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário